Muito além da carne...



Todos nós sabemos que além da carne, os frigoríficos aproveitam o couro, as vísceras, o mocotó. Mas existem tantos outros produtos que utilizamos no nosso dia a dia e nem imaginamos a presença dos nossos amigos bovinos.

Da gordura se extrai o colesterol, utilizado em cosméticos, a glicerina e muitos ácidos graxos, com inúmeras utilidades. Do couro, além da utilização para fabricação de bolsas e sapatos, é extraída uma gelatina neutra, que é utilizada na indústria alimentícia, na fabricação de doces, chicletes, na clarificação de vinho, para encapsular comprimidos. A queratina extraída dos chifres, cascos e pelos é muito utilizada em cosméticos. As mucosas e glândulas são utilizadas pela indústria farmacêutica para extração de hormônios, enzimas digestivas, neurotransmissores para uso em medicamentos para uso humano. Os ossos entram no processo de branqueamento do açúcar refinado.
Até o cálculo biliar, quando encontrado em alguns bovinos mais velhos, é aproveitado. Por sinal, muito valorizado em países do Oriente, seu valor está equiparado ao ouro. Não se sabe ao certo seu uso, talvez para fixação de pintura em porcelana ou no processo de formação de pérolas.

De acordo com o SIC (Serviço de Informação da Carne) o abate bovino contribui com 49 segmentos industriais. 

Como são tantos produtos, preparei uma tabela, com apenas alguns (existem tantos outros), seria interessante imprimir e levar, por exemplo, ao seu banheiro para observar a quantidade de substâncias nos rótulos dos produtos que são provenientes dos bovinos, principalmente cosméticos e produtos de higiene pessoal.